terça-feira, 20 de maio de 2008

LANÇAMENTOS

______________________________________________________________


Todas as semanas publicam-se livros em avalanche, sobre os mais diferentes temas, nas mais variadas categorias. Vamos lançar-te algumas sugestões de leitura: consegues apanhá-las?

_______________________________________________________________

O SÉTIMO SELO, DE JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS
por Miguel Troncão



Para estrear este espaço dedicado aos livros que foram recentemente publicados, decidi nesta edição falar de um livro que, apesar de não ser extremamente recente, está nos escaparates das nossas queridas livrarias à pouco mais de seis meses. Refiro-me pois a esse livro assustador, O Sétimo Selo, cujo autor é José Rodrigues dos Santos.

Escolhi este livro pois parece-me apropriado para a época que vivemos – as consequências do aquecimento global. Apesar de ser considerado romance, penso que mais de metade do conteúdo deriva de pesquisa jornalística, sendo, por isso, uma reportagem disfarçada de romance. O que dá verdadeiro valor ao livro não é tanto a sua história mas sim o seu conteúdo científico, o que seria de esperar, sendo o autor um grande jornalista.

Para vos aguçar o apetite apenas vos digo que o planeta Terra verá o seu Apocalipse de uma de duas maneiras (ou as duas ao mesmo tempo): ou através do aquecimento global, secando a Terra toda; ou então será a falta de petróleo que provocará o caos na humanidade. Porém existe uma grande esperança, que não vos vou revelar, têm de ler o livro.

Espero que vos tenha interessado.

_______________________________________________________________

BOCA DO INFERNO, DE RICARDO ARAÚJO PEREIRA
por João Gramaça


Humor inteligente... Crítica sarcástica... Veia irónica...

A isto se resume o conjunto de pequenas pérolas – estórias como costuma ser dito -, de cariz humorístico que retratam na perfeição a cómica sociedade portuguesa, com o tom característico de Ricardo Araújo Pereira.

De facto, ao longo deste conjunto de crónicas escritas para a revista Visão, é pintado um retrato do que é Portugal – e, ao fim ao cabo, do que é mundo -, destacando os tiques, os defeitos, as falhas, os absurdos que, como nós tão bem sabemos, abundam na nossa sociedade. E isto sempre feito de um ponto de vista totalmente inesperado, mergulhado numa escrita profundamente irónica, o que torna o virar da página um mergulho imprevisível.

É este estilo non-sense , que nos faz lembrar a cada instante Monthy Python e Gato Fedorento, que torna o livro tão apetecível e de fácil leitura- como o sublinha o conseguido posfácio de Manuel Rosado Baptista.

O autor:
Ricardo Araújo Pereira nasceu em Lisboa, em 1974. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica, começou a sua carreira como jornalista no «Jornal de Letras». É guionista desde 1998. É autor, com Miguel Góis, Zé Diogo Quintela e Tiago Dores, do Gato Fedorento, actualmente um dos programas de televisão com maior audiência.Escreve semanalmente na revista «Visão» e no jornal «A Bola». Os seus textos, a criação de personagens e a interpretação humorística elevaram-no ao estatuto de principal referência da nova geração do humor em Portugal.
_______________________________________________________________

Sem comentários: